Enunciados de questões e informações de concursos
Considere que, na execução de um salto em distância, uma atleta inicialmente tenha ganho velocidade correndo em uma pista de 40 m de comprimento, em 10 s, atingindo a máxima velocidade no instante exato de iniciar o salto. Considere, ainda, que, no salto, o centro de massa dessa atleta, no plano cartesiano xOy, em que a unidade (em ambos os eixos) é o metro, descreva a trajetória determinada pelas equações: x(t) = 8t × cos(\theta) e y(t) = 8t × sen(\theta) - 5t2, em que 0 \le t \le tf, dado em 2 segundos, é o tempo decorrido desde o início do salto até o instante em que a atleta toca o solo novamente, e \theta é o ângulo que a reta tangente à trajetória do salto faz com o sentido positivo do eixo Ox no instante em que o salto se inicia, em t = 0 s.
Com base nessas informações e desprezando quaisquer forças de atrito durante o salto, isto é, para 0 \le t \le tf, julgue o item que se segue.
Considere que, no PAN, após a fase eliminatória do salto em distância, tenham sido classificadas 4 atletas — I, II, III e IV —, com condições de ganharem a medalha de ouro. Nessa situação, se para i = I, II, III e IV, Pi representa a probabilidade de a atleta i ganhar a medalha de ouro, e P_I < \frac{1}{4},P_{II} = \frac{3}{5}P_I, P_{III}= \frac{1}{3}P_{II} + \frac{3}{5}P_I, então a atleta I é a que tem a maior probabilidade de ganhar essa medalha.