Enunciados de questões e informações de concursos
A composição da pauta das exportações industriais tende a se especializar em setores cuja competência depende essencialmente da disponibilidade de uma ampla base de recursos naturais, potencializada muitas vezes por escalas eficientes de produção na geração de bens intermediários — celulose e papel, siderurgia, alumínio, entre outros. Trata-se de commodities manufaturadas intensivas em recursos naturais e(ou) energia.
A diversificação dos mercados compradores é outra característica dos fluxos de mercadorias que anualmente saem do Brasil. Em termos de blocos econômicos, a União Européia ocupa, nesses últimos anos, o primeiro lugar, com mais de 25%, seguida pela Associação Latino-Americana de Desenvolvime n to e Integração (ALADI ) , com aproximadamente 23% (incluindo o MERCOSUL, que absorve de 12% a 15%). Em termos de países, destacam-se os Estados Unidos, com cerca de 24% das vendas brasileiras, seguidos pela Argentina, que oscila entre 9% e 11%.
M. L. Silveira (org). Continente em chamas – globalização e território na América
Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 213 e 215 (com adaptações).
Considerando as estruturas lingüísticas do texto acima e o assunto nele abordado, julgue o próximo item.
O desenvolvimento da agroindústria brasileira beneficiou-se da “ampla base de recursos naturais” disponíveis e promoveu o uso crescente de tecnologia na produção rural.