Enunciados de questões e informações de concursos

Texto para o item.

Este mundo da injustiça globalizada, texto apresentado por José Saramago na cerimônia de encerramento do Fórum Social Mundial, em 2002, conta um fato notável da vida camponesa passado em uma aldeia dos arredores de Florença há mais de quatrocentos anos.


Aconteceu que o ganancioso senhor de um lugar (algum conde ou marquês sem escrúpulos) andava, desde há tempos, a mudar de sítio os marcos das estremas das suas terras, metendo-os para dentro da pequena parcela do camponês, mais e mais reduzida a cada avançada. O lesado tinha começado por protestar e reclamar, depois implorou compaixão, e finalmente resolveu queixar-se às autoridades e acolher-se à proteção da justiça. Tudo sem resultado, a expoliação continuou.


Então, desesperado, decidiu anunciar (urbi et orbi — uma aldeia tem o exato tamanho do mundo para quem sempre nela viveu) a morte da Justiça. Talvez pensasse que o seu gesto de exaltada indignação lograria comover e pôr a tocar todos os sinos do universo, sem diferença de raças, credos e costumes, que todos eles, sem exceção, o acompanhariam no dobre a finados pela morte da Justiça, e não se calariam até  que ela fosse ressuscitada. Um clamor tal, voando de casa em casa, de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, saltando por cima das fronteiras, lançando pontes sonoras sobre os rios e os mares, por força haveria de acordar o mundo adormecido...


Não sei o que sucedeu depois, não sei se o braço popular foi ajudar o camponês a repor as estremas nos seus sítios, ou se os vizinhos, uma vez que a Justiça havia sido declarada defunta, regressaram resignados, de cabeça baixa e alma sucumbida, à triste vida de todos os dias. É bem certo que a História nunca nos conta tudo...


Internet: <www.dominiopublico.gov.br> (com adaptações).

 

Tendo o texto como referência inicial, julgue o item seguinte.

 

Dos homens bons da colônia aos coronéis do período republicano, a refletir o poder de vida e de morte das elites oligárquicas, a história brasileira foi essencialmente marcada pelo patrimonialismo.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2007 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova de Língua Estrangeira

1º Dia - Prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais

2º Dia - Prova de Ciências da Natureza e Matemática

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.