Enunciados de questões e informações de concursos

Texto para o item.

 

O esquema acima representa um circuito básico de um aparelho de eletroporação que usa o cobre para permitir a condução da corrente elétrica. O circuito elétrico I contém baterias que carregam o capacitor C1 do circuito elétrico II, o qual é utilizado para provocar descargas elétricas de alta voltagem. Quando o circuito II é acionado, ocorre uma descarga elétrica, na forma de um pulso elétrico, no meio de cultura da suspensão celular, também indicado na figura. O pulso elétrico provoca distúrbios na membrana das células contidas no meio de cultura, o que causa a formação de poros aquosos temporários nessas membranas. A diferença de potencial elétrico nas interfaces da membrana das células aumenta também em decorrência da descarga elétrica, para valores entre 0,5 V e 1,0 V, o que faz que moléculas carregadas (como o DNA) sejam conduzidas a atravessar a membrana através dos referidos poros, de maneira semelhante ao que ocorre em uma eletroforese.


No esquema do circuito elétrico I apresentado, os resistores de resistências R1, R2 e R3 são do tipo ôhmico. As malhas possíveis nesse circuito são as trajetórias fechadas percorridas por corrente elétrica definidas pelos pontos: afeba, afedcba e bedcb. As correntes elétricas I1, I2 e I3 indicadas na figura satisfazem o seguinte sistema de equações lineares.

 

{ \begin{cases} I_1 - I_2 + I_3 = 0\\R_1 I_1 - R_3 I_3 = V_1\\R_2I_2 + R_3I_3 = - V_2 \end{cases}}

A solução de eletroporação é constituída de um meio de cultura simples em que se adicionam KC\ell, MgC\ell_2 e glicose. O meio de cultura fornece os nutrientes indispensáveis à recuperação e ao crescimento das células submetidas à eletroporação. A caseína, uma proteína encontrada no leite de vaca fresco, é utilizada na preparação de meios de cultura. As micelas de caseína e os glóbulos de gordura são responsáveis por grande parte das propriedades relativas a consistência e cor dos produtos lácteos.


Para a preparação da solução para eletroporação, inicialmente, são preparados 100 mL de solução estoque (etapas I a IV a seguir), usando-se 2 g de caseína, 0,5 g de extrato de levedura e 0,05 g de NaCR, realizando-se o seguinte procedimento:


I adicionar água e agitar até dissolver os solutos mencionados acima (caseína, extrato de levedura e NaC \ell);
II adicionar 1 mL de solução KC\ell a 0,25 mol/L;
III ajustar o pH para 7,0 com solução de NaOH a 5 mol/L;
IV adicionar água até atingir o volume de 100 mL.


Após o preparo da solução estoque, deve-se ainda realizar as etapas seguintes para se obter a solução final a ser utilizada na eletroporação.
V autoclavar e, quando esfriar, adicionar 0,5 mL de solução Mg C \ell_2 a 2 mol/L ou 1 mL de solução Mg C \ell_2 a 1 mol/L;
VI adicionar 2 mL de solução de glicose estéril a 1 mol/L para cada 10 mL de solução estoque.

 

A partir das informações do texto, julgue o item subsequente.

 

A glicose adicionada à solução de eletroporação tem papel importante na recuperação da membrana plasmática uma vez que dá origem a glicerol e a outros fosfolipídeos.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2007 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova de Língua Estrangeira

1º Dia - Prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais

2º Dia - Prova de Ciências da Natureza e Matemática

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.