Enunciados de questões e informações de concursos
Faz algum tempo, participei de uma mesa-redonda, tripulada por grandes figuras de nossas letras e intelectualidade. Na audiência, milhares de pessoas aplaudiam as frases bem esculpidas, as sínteses elegantes e as críticas virulentas. Um belo espetáculo de uso eloqüente da palavra.
Mas fui para casa com um grande desconforto. Essas pessoas estavam traindo os deveres essenciais do intelectual: 1) dizer o que precisa ser dito de acordo com o julgamento próprio e não dizer o que traz aplauso; 2) mostrar o caminho percorrido e não a resposta pronta; 3) não falar sobre o que não entende, pois desvaloriza a própria atividade intelectual. Meus colegas de mesa haviam pecado.
(Cláudio de Moura Castro. Veja, 07.11.01)
Considere as afirmações a seguir:
I. As afirmações do primeiro e segundo parágrafos apresentam uma oposição, podendo-se afirmar que o primeiro revela uma posição irônica do articulista.
II. Embora haja uma oposição entre as afirmações dos dois parágrafos, o articulista concorda com seus colegas de mesa.
III. O articulista, por estar entre intelectuais e grandes figuras das letras, sentiu-se muito à vontade para externar suas idéias.
IV .O articulista julga que seus colegas deveriam falar apenas do que entendessem e expor seus julgamentos com clareza e independência.
Está correto o contido apenas em