Enunciados de questões e informações de concursos


Um dos meios de transporte de passageiros mais eficiente e moderno é o trem Maglev, que utiliza interações magnéticas para levitar e mover os vagões. O vagão é montado sobre um trilho localizado na parte inferior do veículo, que abriga os ímãs para a levitação e os ímãs-guia. A porção inferior do trem envolve a deslizadeira, e os sistemas que controlam os ímãs asseguram que o veículo permaneça próximo dela, mas sem tocá-la. A principal fonte de resistência para um veículo Maglev é o ar, problema que pode ser amenizado por ajustes aerodinâmicos. Os inovadores sistemas de guias e de propulsão eliminam a necessidade de rodas, freios, motores e dispositivos para captar, converter e transmitir a energia elétrica. O processo de levitação esquematizado na figura I mostra a guia e o braço de acoplamento ao trem, que contém dois magnetos de mesma polaridade (S), além de duas placas de um capacitor. O capacitor é usado para se saber a que altura o trem está da guia. A figura II representa um passageiro que, em pé em um vagão do Maglev, observa um pêndulo de massa m = 0,5 kg preso ao teto do vagão por meio de uma haste de massa desprezível, a qual faz um ângulo \theta com a vertical.


Internet <www.pt.wikipedia.org> (com adaptações).


Considerando as figuras e o texto apresentados, julgue o item a seguir, sabendo que a permissividade elétrica do ar \epsilon0 = 9 \times 10-12 C2·N-1·m-2; a aceleração da gravidade local g = 10 m/s2; e tomando 9,87 como valor aproximado para \pi^2 .


Caso, em um percurso internacional do trem Maglev, entre os passageiros, 50 falem italiano e 70, francês, é correto afirmar que 120 passageiros desse trem falam italiano ou francês.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2010 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova Objetiva - Parte I

1º Dia - Prova Objetiva - Parte II

2º Dia - Prova Objetiva - Parte III

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.