Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade de Brasília
Questão 1 de 1
Matéria: Geografia

 

Internet: <http://depositodocalvin.blogspot.com>.

 

Em 1992, ouvi a fala dos 182 chefes de Estado na Conferência do Rio. E as palavras ditas por todos eles (menos o dos Estados Unidos da América) eram: solidariedade e partilha! Se a competitividade continuar nos padrões atuais e se a industrialização acelerada fizer elevar a temperatura média do oceano, com o aumento do dióxido de carbono na alta atmosfera, os países do extremo sul da Ásia, compostos de milhares de ilhas, por exemplo, serão submergidos em menos de vinte anos. Segundo a ONU, mais de 25 milhões de pessoas migram para terras menos ameaçadas. As crianças do mundo, representadas nessa conferência por algumas crianças canadenses, diziam: “Nós sabemos como salvar o mundo, pois sabemos como compartilhar.” Assim, quando a competitividade parece a ponto de destruir a espécie, volta à mente de todos uma única saída: o retorno à solidariedade e à partilha.

 

Rose Marie Muraro. Um mundo novo em gestação.
São Paulo: Verus, 2003, p. 50-1 (com adaptações).

O fragmento de texto acima alude à morte de determinados modelos de desenvolvimento e à necessidade de novos parâmetros para o desenvolvimento socioeconômico. Em relação aos temas evocados na tira e no texto acima, julgue o item a seguir.

 

A preocupação das nações com o meio ambiente advém, originariamente, da desigual repartição dos recursos naturais no globo. Devido a esse aspecto geográfico, determinadas nações tornaram-se as mais ricas e as mais desenvolvidas, por que exploram intensamente suas próprias reservas como grandes produtoras e consumidoras, sem considerarem a importância da preservação ambiental.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2010 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova Objetiva - Parte I

1º Dia - Prova Objetiva - Parte II

2º Dia - Prova Objetiva - Parte III

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.