Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade de Brasília
Questão 1 de 1
Matéria: Artes e Música

Texto I


Vivendo provavelmente no século VIII a.C., costumava peregrinar pelas cortes e pelas ágoras, mercados públicos das cidades daquela época, a repetir, em estrofes candentes, entusiastas, cosendo os cantos uns nos outros, os memoráveis feitos dos aqueus, antepassados dos gregos.


Segundo o costume, apresentava-se em pé, apoiado em um bastão, narrando de memória e em voz alta, para que todos ouvissem, e, assim, preservava a memória dos combates e dos másculos heróis do passado. Teria sido ele o principal responsável por conferir unidade cultural a todo o povo de fala grega, o do continente da Ática, o da península do Peloponeso e o das ilhas do Mar Egeu. Para Hesíodo, foi Homero quem constituiu a teologia nacional da Grécia. É consenso, hoje, que nenhum poeta, nenhuma personalidade literária, ocupou na vida do seu povo lugar semelhante.


Homero narrou a epopeia da guerra de Troia em duas obras distintas: Ilíada (dedicada ao último ano da guerra) e Odisseia (narrativa das peripécias de Ulisses depois da guerra). Nelas, encontram-se não só a relação estreita dos homens com inúmeros deuses, mas também a exposição da cosmogonia grega, o que solidificou a posição dessas duas obras como expressão dos ideais de formação dos gregos (Paideia).


Internet: <http://educaterra.terra.com.br> (com adaptações).

 

Texto II


Efetivamente, são esses [Hesíodo e Homero] que fizeram para os homens essas fábulas falsas — que contaram e continuam a contar —, nas quais os deuses lutam contra os deuses, que conspiram e combatem, pois nada disso é verdade. Nem se deve contar essas fábulas na nossa cidade se queremos que os futuros guardiões considerem uma grande vileza o odiarem-se uns aos outros por pouca coisa.


Platão. A República. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, p. 88-9 (com adaptações).

 

Considerando os textos acima, julgue o item a seguir.

 

A menção a hábito do poeta Homero, no primeiro parágrafo do texto I, endossa a tese de que a prática musical na Grécia Antiga teve origem no âmbito da dramaturgia.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2010 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova Objetiva - Parte I

1º Dia - Prova Objetiva - Parte II

2º Dia - Prova Objetiva - Parte III

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.