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O Brasil, em toda sua imensa extensão territorial, é uma nação pluricultural, principalmente pelas diversas etnias que o formaram. Nossa cultura vem sendo transmitida através das sucessivas gerações, sempre se renovando e se recriando em um processo rico e dinâmico, propiciando à nação a possibilidade de construir sua própria identidade. E a manifestação dessa identidade se revela através do nosso Patrimônio Cultural, que não se restringe somente aos bens culturais móveis e imóveis, representantes de nossa memória nacional e protegidos por leis e instituições governamentais.

No entanto, qual o valor da nossa riquíssima diversidade cultural, se não a reconhecemos ou se somos alijados do processo de sua construção e enraizamento? Se não aprendemos a respeitá-la, como justificar tanto esforço e investimento público e privado para a proteção e conservação do nosso patrimônio? Uma sociedade que não se reconhece está fadada à perda de sua identidade e ao enfraquecimento de seus valores mais intrínsecos. Seu envolvimento no processo de fortalecimento de sua cultura é primordial para a construção de uma postura consciente e ativa no desenvolvimento de sua cidadania.

 

Moema Nascimento Queiroz. A educação patrimonial como instrumento de cidadania. Internet: <http://www.revistamuseu.com.br/artigos>. Acesso em 3/8/2004 (com adaptações).


A partir do texto acima, julgue o item subseqüente.

 

Subentende-se da argumentação do texto que a construção da identidade de uma nação é um processo que se relaciona à memória nacional e ao reconhecimento dos próprios valores culturais pelos indivíduos.



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