Sobre os conceitos básicos da Ciência Política (consenso, conflito, política, poder, autoridade, dominação, legitimidade, soberania, ideologia e hegemonia), pode-se afirmar corretamente que:
Pode-se dizer que autoridade é o poder legitimado, principalmente, na comunhão de ideias, enquanto a política é o poder obtido, principalmente, através do medo de sanções impostas pelos mais poderosos.
Em termos gerais, a palavra voto é usualmente compreendida como a capacidade ou a oportunidade de impor a sua vontade sobre algo ou outrem, ao mesmo tempo que, em resumo, o poder legal refere-se à crença na legitimidade dos ordenamentos jurídicos que respaldam aquele que está na função de comando.
A ideologia pode ser entendida como um conjunto de ideias que expressam uma visão distorcida da realidade, nos termos de conceito crítico, implica ilusão, ou se refere à consciência deformada do real, que se dá através da ideologia dominante.
Hegemonia pode ser definida como um mecanismo que visa assegurar a participação do povo no poder, sem exercê-lo diretamente. Em outras palavras, embora seja a fonte legítima do poder, o povo a exerce de forma indireta, por meio de representantes eleitos por meio de seleção.