Enunciados de questões e informações de concursos

A Boa Linguagem

 

Por Eduardo Sabagg

 

O pensamento humano organiza-se, articula-se e ganha nitidez à medida que o indivíduo exercita a linguagem.

 

Quanto mais nos esforçamos para exprimir nossas ideias de modo claro, mais alcançamos essa virtude rara na comunicação.

 

Isso nos leva a admitir que a escrita pode ser aprimorada ao longo do tempo. É sabido que não se consegue fluência em um idioma sem contínuo esforço.

 

É importante também que se frise que há idiomas e idiomas, isto é, não há parâmetros de comparação entre nosso riquíssimo vernáculo e outras línguas do globo. Espalhados pelos cinco continentes, somos mais de 240 milhões de cultores de um idioma sedutor e rico. Nesse passo, Analu Fernandes obtempera: A língua portuguesa não é difícil. É rica.

 

Essa riqueza, que se mostra pelo brilho de uma gramática lógica e empolgante, tem que ser perscrutada e assimilada, cotidianamente. À proporção que se aperfeiçoa a linguagem, aprimora-se o modo de pensar porque o desenvolvimento da linguagem permite a organização do pensamento e a exteriorização deste em toda a sua complexidade. O esforço trará a consecução do resultado querido: o sucesso na transmissão do pensar. Aliás, “o que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer” (Samuel Johnson).

 

Como se pode notar, a boa linguagem passa por organização das ideias, com o propósito de que o pensamento, uma vez disciplinado, possa se traduzir em convencimento de outrem.

 

A expressão do pensamento é uma manifestação humana, que pode se representar pela exteriorização da fala, de gestos, da escrita ou de comportamento.

 

É vital, para uma escrita a contento, que se conceba de antemão a ideia querida, refletindo- a em um processo de ruminação mental, com o fito de manifestá-la com a clareza e a objetividade da boa linguagem. Com efeito, aquilo que se pretende enunciar deve ser bem concebido, com uma detida reflexão da manifestação pretendida. Repise-se que a reflexão é pré- requisito para a expressão.

 

É necessário pensar detidamente sobre um assunto, uma ideia, antes de expressá-la. O pensamento, em sua origem, é uma massa disforme que, aos poucos, vai ganhando ordem e corporificação, na busca das palavras exatas que servirão para transmiti-lo.

 

Em nosso dia a dia, no entanto, não nos dedicamos a essa prática, ao cultivar hábitos impulsivos de exteriorização de ideias, o que torna o texto escrito tradutor de lampejos mentais irrefletidos.

 

(Disponível em: Sabbag, Eduardo. Manual de português jurídico / Eduardo Sabbag. — 7. ed. reform. e atual. — São Paulo: Saraiva, 2013. – texto adaptado especialmente para esta prova).

 

Considerando o emprego dos sinais de pontuação, analise as assertivas a seguir:

 

I. No primeiro parágrafo, a vírgula hachurada está separando orações coordenadas assindéticas dispostas em uma sequência.

II. As vírgulas hachuradas no nono parágrafo separam um adjunto adverbial intercalado.

III. As aspas hachuradas no quarto parágrafo são empregadas pelo mesmo motivo do oitavo parágrafo .

 

Quais estão corretas?



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.