Enunciados de questões e informações de concursos

A Boa Linguagem

 

Por Eduardo Sabagg

 

O pensamento humano organiza-se, articula-se e ganha nitidez à medida que o indivíduo exercita a linguagem.

 

Quanto mais nos esforçamos para exprimir nossas ideias de modo claro, mais alcançamos essa virtude rara na comunicação.

 

Isso nos leva a admitir que a escrita pode ser aprimorada ao longo do tempo. É sabido que não se consegue fluência em um idioma sem contínuo esforço.

 

É importante também que se frise que há idiomas e idiomas, isto é, não há parâmetros de comparação entre nosso riquíssimo vernáculo e outras línguas do globo. Espalhados pelos cinco continentes, somos mais de 240 milhões de cultores de um idioma sedutor e rico. Nesse passo, Analu Fernandes obtempera: A língua portuguesa não é difícil. É rica.

 

Essa riqueza, que se mostra pelo brilho de uma gramática lógica e empolgante, tem que ser perscrutada e assimilada, cotidianamente. À proporção que se aperfeiçoa a linguagem, aprimora-se o modo de pensar porque o desenvolvimento da linguagem permite a organização do pensamento e a exteriorização deste em toda a sua complexidade. O esforço trará a consecução do resultado querido: o sucesso na transmissão do pensar. Aliás, “o que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer” (Samuel Johnson).

 

Como se pode notar, a boa linguagem passa por organização das ideias, com o propósito de que o pensamento, uma vez disciplinado, possa se traduzir em convencimento de outrem.

 

A expressão do pensamento é uma manifestação humana, que pode se representar pela exteriorização da fala, de gestos, da escrita ou de comportamento.

 

É vital, para uma escrita a contento, que se conceba de antemão a ideia querida, refletindo- a em um processo de ruminação mental, com o fito de manifestá-la com a clareza e a objetividade da boa linguagem. Com efeito, aquilo que se pretende enunciar deve ser bem concebido, com uma detida reflexão da manifestação pretendida. Repise-se que a reflexão é pré- requisito para a expressão.

 

É necessário pensar detidamente sobre um assunto, uma ideia, antes de expressá-la. O pensamento, em sua origem, é uma massa disforme que, aos poucos, vai ganhando ordem e corporificação, na busca das palavras exatas que servirão para transmiti-lo.

 

Em nosso dia a dia, no entanto, não nos dedicamos a essa prática, ao cultivar hábitos impulsivos de exteriorização de ideias, o que torna o texto escrito tradutor de lampejos mentais irrefletidos.

 

(Disponível em: Sabbag, Eduardo. Manual de português jurídico / Eduardo Sabbag. — 7. ed. reform. e atual. — São Paulo: Saraiva, 2013. – texto adaptado especialmente para esta prova).

 

Considerando o exposto pelo texto e a forma adequada de expressão escrita, analise as assertivas a seguir:

 

I. De acordo com o autor do texto, a linguagem escrita precisa ser exercitada para ser aprimorada.

II. O autor demonstra uma atitude duvidosa em relação à variedade e à riqueza de nosso idioma.

III. O autor afirma que a exteriorização do pensamento pela escrita se dá na mesma velocidade e do mesmo modo que pela fala.

 

Quais estão corretas?



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.