Enunciados de questões e informações de concursos

A adição de fluoreto à água potável utilizada para abastecimento de cidades é uma ação em benefício da saúde pública.


O esmalte dos dentes é constituído por hidroxiapatita — Ca5(PO4)3OH —, que pode se dissolver caso ocorra a seguinte reação:


Ca5(PO4)3OH (s) \rightleftharpoons 5 Ca2+ (aq) + 3 PO4 3- (aq) + OH- (aq).
mineralização \rightleftharpoons desmineralização


A estabilidade da hidroxiapatita é influenciada pelo pH da saliva e pela concentração de íons fluoreto presentes, entre outros fatores. A presença de íons fluoreto interfere no equilíbrio mineralização/desmineralização, pela formação de uma nova substância, a fluorapatita. Esta substância se diferencia da hidroxiapatita pela ausência do grupo OH e presença do átomo de F, o que a torna menos suscetível que a hidroxiapatita ao ataque ácido. A presença de íon fluoreto na água potável modifica o esmalte do dente, que passa a ser formado por uma mistura de hidroxiapatita com fluorapatita.

Considerando as informações acima e que a constante de equilíbrio da reação CaF2 (s) \rightleftharpoons Ca2+ (aq) + 2 F- (aq), a 25 ºC, seja igual a 4,0 × 10-11, julgue os itens que se seguem.

 

Considere-se que a água de abastecimento de determinada cidade possua 75 mg/L de carbonato de cálcio. Dessa forma, a companhia de abastecimento dessa cidade pode adicionar flúor à água, na forma de fluoreto, obtendo uma concentração desse íon de 2 × 10-5 mol/L, sem que ocorra a precipitação de CaF2.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.