Enunciados de questões e informações de concursos

O momento seguinte da expansão da economia industrial foi desencadeado pelo advento da chamada Segunda Revolução Industrial, também intitulada de Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida de meados do século à sua plena configuração em 1870. Apesar de ser comumente denominada de “segundo momento da industrialização”, a Revolução Científico-Tecnológica, na realidade, é muito mais complexa, ampla e profunda do que um mero desdobramento da primeira, como o nome poderia sugerir. Ela representava, de fato, um salto enorme, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos, em relação à primeira manifestação da economia mecanizada. Resultando da aplicação das mais recentes descobertas científicas aos processos produtivos, ela possibilitou, entre outros eventos, o desenvolvimento nas áreas da microbiologia, da bacteriologia e da bioquímica, com efeitos dramáticos sobre a produção e conservação de alimentos, e na farmacologia, medicina, higiene e profilaxia, com um impacto decisivo sobre o controle das moléstias, a natalidade e o prolongamento da vida.


No curso de seus desdobramentos, surgiram, apenas para se ter uma breve idéia: a seringa hipodérmica, a anestesia, a penicilina, o estetoscópio, o medidor de pressão arterial, os processos de pasteurização e esterilização, os adubos artificiais, os vasos sanitários com descarga automática e o papel higiênico, a escova de dente e o dentifrício, o sabão em pó, os refrigerantes gasosos, o fogão a gás, o aquecedor elétrico, o refrigerador e os sorvetes, as comidas enlatadas, as cervejas engarrafadas.


Nicolau Sevcenko. História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, p. 9-11 (com adaptações).

Tendo por referência o texto acima e os contextos a que ele remete, julgue os itens seguintes.

 

A Revolução Científico-Tecnológica possibilitou o desenvolvimento de técnicas que intensificaram a exploração dos recursos naturais.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.