Enunciados de questões e informações de concursos

Os médicos que, em Java, têm outra denominação, como veremos mais tarde, são os mais constantes fregueses da academia. Estão sempre a bater-lhe na porta, apesar de não ter a medicina nada que ver com a literatura.


Pertencendo à academia de letras — é o que imagino — como que eles ganham maior confiança dos clientes e mais segurança no emprego dos remédios. Assim, talvez, pensem eles e também o povo, tanto que a clínica lhes aumenta logo que entram para a ilustre companhia javanesa.


É bem possível que as suas letras e a sua fascinação pela academia visem somente tal resultado, porquanto, entre eles, a rivalidade na clínica é terrível e mais ainda quando se trata de competir com colegas estrangeiros. Usam contra estes das mais desleais armas.


Um houve, natural de um pequeno país da Europa e de extração campônia, que só as pôde manter a distância, usando de armas e processos grosseiramente saloios. Estava sempre de varapau em punho e foi o meio mais eficaz que encontrou, para não lhe caluniarem e lhe prejudicarem a clínica.


A literatura desses doutores e cirurgiões é das mais estimadas naquelas terras; e isto, por dois motivos: porque é feita por doutores e porque ninguém a lê e entende.


Lima Barreto. Os melhores contos de Lima Barreto. São Paulo: Global, 2001, p. 105.

Com relação ao trecho do conto de Lima Barreto apresentado, e ao conjunto de sua obra, assim como à língua portuguesa, julgue os itens a seguir.

 

O fragmento do conto de Lima Barreto apresentado, apesar do emprego de linguagem figurada, tem caráter documental e informativo: por meio dele, pretende-se oferecer ao leitor uma visão panorâmica de uma sociedade remota, a partir da abordagem metonímica de um dos aspectos que compõem essa comunidade.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.