Enunciados de questões e informações de concursos

A malária, de forma endêmica ou epidêmica, manifestou-se desde o início da colonização. A referência mais antiga está em uma carta do padre Manuel da Nóbrega, datada de 1549, na qual ele se refere a outro religioso que “se acha mal das pernas, que lhe arrebentaram depois das maleitas que teve”. Essa doença recebia vários nomes: terçã (ou febre terçã, que se repetia a cada três dias), quartã, sezão, maleita, paludismo e carneirada.


A malária grassou do extremo norte ao sul e nos limites do sertão, oeste adentro. Nos últimos anos do século XVIII, Vilhena ainda afirmava, sem hesitar, que o clima do Brasil “pouco ou nada difere hoje do de Angola, sujeito até às mesmas carneiradas, com que morre gente infinita”.


Emanuel Araújo. O teatro dos vícios: transgressões e transigência na sociedade urbana colonial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993, p. 55.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, relativos ao processo histórico da colonização brasileira.

 

Os povos nativos encontrados pelos portugueses ao longo da costa litorânea, no século XVI, viviam da pesca, caça, agricultura e coleta de frutos e raízes e realizavam trocas comerciais quando produziam mais do que o necessário para a sobrevivência do grupo.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.