SURPRESA! O STRESS PODE LHE FAZER BEM
Ao ler o título desta reportagem, você pode estar se perguntando como é possível encontrar algo de bom no stress. Mas a ciência tem sim uma boa notícia para você: o stress pode de fato lhe fazer bem. Entre outros benefícios estão a melhora do sistema de defesa do corpo e o aumento da concentração.
Porém antes de qualquer comemoração, é preciso saber de que tipo de stress está se falando. Nesse caso, trata-se do chamado stress positivo. De acordo com a psicologia, ele é definido basicamente por dois fatores. O primeiro é o momento de sua ocorrência: ele surge antes de qualquer situação potencialmente ameaçadora. Nesta categoria estão incluídas desde as horas que antecedem a entrega de um trabalho importante ou uma fala em público até mesmo uma briga com a namorada. O segundo é sua duração: este tipo de stress pode durar de minutos a alguns dias. Se passar disso, torna-se um desgaste crônico e, em vez de bem, começa a fazer mal.
Na última semana, um novo trabalho evidenciou os benefícios deste gênero de tensão, quando bem administrada pelo indivíduo. Cientistas das universidades de Stanford e de Yale, nos Estados Unidos, divulgaram uma pesquisa na qual relataram que pacientes que encararam de forma mais positiva o stress de uma cirurgia de joelho à qual foram submetidos se recuperaram mais rápido do que aqueles que se comportaram de maneira contrária. Por visão positiva, entenda-se uma percepção de que, já que era mesmo necessária, a operação deveria ser algo a ser superado sem demora e, além disso, era uma possibilidade efetiva de se livrar de um problema. De fato, o stress nada mais é do que a preparação do organismo para enfrentar o que a mente entende como perigo.
(Adaptado de: PEREIRA, C. Surpresa! O stress pode lhe fazer bem. isto É. São Paulo, n. 2092, p. 116-117, 16 dez. 2009).