Enunciados de questões e informações de concursos

A questão refere-se ao texto abaixo.

 

O trem passou por aqui: relegada ao abandono, parte da história ferroviária da Serra

sobrevive nas memórias de quem a viveu

 

Ascensão, auge e decadência marcam trajetória do transporte de cargas e passageiros por trilhos na região

 

Tal que um livro que só realiza sua existência ao ser lido, a estação de trem que deixa de registrar chegadas e saídas deixa de existir, ainda que suas paredes permaneçam de pé. Destino semelhante encontram vagões, trilhos, túneis, pontes que já não servem para o transporte de cargas ou passageiros, mas que resistem nos cenários rurais e urbanos, desvalidos.

 

Na Serra, para além da charmosa Maria Fumaça - que passeia entre Garibaldi e Bento Gonçalves - e de antigas estações tombadas como patrimônios históricos e que abrigam órgãos públicos - como a de Caxias do Sul - existe um lado B da história férrea. Resquícios de maquinário e construções em ruínas, cuja depredação marca uma época que envelheceu desassistida.

 

Nas primeiras décadas do século passado, o trem foi para o Rio Grande do Sul um impulso ao desenvolvimento. Na Serra, além de encurtar distâncias aos viajantes, seria o caminho para o escoamento da produção agrícola, comercial e industrial. Também modificaria para sempre a paisagem da região, uma vez que no entorno das estações surgiam casas de comércio, bares e pousadas.

 

A precisão do relato faz parecer que foi ontem, e não há mais de 50 anos, que Nelson Bassani iniciava a nova caminhada como ferroviário. As memórias brotam em profusão conforme o homem de 74 anos passeia pelo que restou da antiga estação da Linha KM 2, localidade próxima ao distrito de Tuiuty, que até 1970 abrigou uma companhia do 1° Batalhão Ferroviário de Bento Gonçalves. Durante os anos em que o regimento atuou na construção do Tronco Principal Sul (TPS), no trecho entre Lages e Roca Sales, a vila hoje decadente era uma cidade onde viviam civis, militares e suas famílias. Tinha cinema, posto de gasolina, salão de festas e comércio. A vila foi desmobilizada em 1970, com a transferência do batalhão para Lages. Seu abandono reflete o destino de grande parte da história férrea do Estado.

 

- Bate uma tristeza comparar o que era com o que restou. Tudo abandonado - desabafa o idoso, hoje dono de uma oficina mecânica em Bento Gonçalves.

 

Quando serviu ao exército, em 1966, Nelson trabalhou como telefonista na estação da Linha KM 2. No antigo prédio, que hoje é moradia para uma família humilde, Bassani reconhece a sala onde fazia e recebi a ligações para liberar as chegadas e as partidas dos trens. Fazer bem o serviço era fundamental para evitar acidentes.

 

- O telefone era a manivela. Duas "maniveladas" chamava para Linha Veríssimo. Três, para São Luiz das Antas. Um giro, Jaboticaba - recorda, citando antigas estações que visitaria com a reportagem, na semana que antecedeu a pandemia do coronavírus no Brasil. O trabalho como telefonista foi só o começo do elo que une Nelson à ferrovia. Já como civil, foi convidado a assumir a função de maquinista do modal que transportava o material para a construção do TPS. O trabalho que exerceu por cinco anos deixou lembranças tristes como a de acidentes, que eram inevitáveis, mas também muitas recordações boas.

 

- Era divertido quando trazia os trabalhadores de carona em cima do vagão para passar a folga em casa, vínhamos de madrugada de Lages a Santa Tereza. Eu era guri novo e gostava de andar rápido, o que para um trem significa fazer 70 ou 80 km por hora. O problema era se descarrilhava. Ai podia demorar dois dias pra botar de volta no trilho e todo mundo tinha que pegar junto - diverte-se.

 

Disponível em <http://pioneiro.chcrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/noticia/2020/04/o-trem-passou-por-aqui>(adaptado). Acesso em 19 de julho de 2021.

 

Na frase "Também modificaria para sempre a paisagem da região, uma vez que no entorno das estações surgiam casas de comércio, bares e pousadas", a expressão "uma vez que" apenas NÃO poderia ser substituída por



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.