Enunciados de questões e informações de concursos

As leis da termodinâmica aplicam-se ao estudo e à caracterização de motores a combustão. O funcionamento de um motor ideal baseia-se no regime denominado ciclo de Carnot. Apesar disso, a maioria dos motores automotivos, que é de combustão interna, a gasolina e(ou) a álcool, trabalha em regime denominado ciclo Otto. Neste caso, na câmara de combustão do motor, uma mistura formada por vapor de combustível e ar é comprimida e inflamada por uma centelha produzida pelas velas. Os gases produzidos expandem-se realizando trabalho sendo, em seguida, eliminados pelo escapamento, o que completa um ciclo que se repete. A figura acima representa um modelo do comportamento da pressão em função do volume da câmara de combustão. O ciclo é constituído de quatro transformações alternadas — duas adiabáticas e duas isométricas — e, por isso, os motores são classificados como de quatro tempos. As quatro etapas, representadas na figura acima, são as seguintes:


I de A para B (admissão e compressão): a mistura de vapor de combustível e ar entra na câmara de combustão (admissão) e é comprimida adiabaticamente (compressão);


II de B para C (ignição): o volume permanece constante e a mistura é aquecida. A pressão e a temperatura aumentam devido à centelha elétrica da vela que produz a ignição da mistura;


III de C para D (expansão): os gases expandem-se adiabaticamente realizando trabalho motor;


IV de D para A (descarga): tem-se um resfriamento isométrico e completa-se um ciclo.

 

No gráfico, V1 e V2 representam, respectivamente, os volumes mínimo e máximo da mistura na câmara de combustão. A razão \frac{V_2}{V_1} , chamada taxa de compressão, é igual a 8 para motores modernos a combustão interna. Suponha que, nas transformações adiabáticas, os gases se comportam idealmente e que a pressão e o volume se relacionam pela lei de Poisson, segundo a qual PV^λ = constante, em que λ = \frac{C_P}{C_V} , e CP e CV representam o calor ã molar a pressão constante e o calor molar a volume constante, respectivamente. Para gases ideais, CP = CV + R, em que R é a constante universal dos gases ideais.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

 

Com base nas informações do texto, em motores a combustão interna modernos, a razão entre as pressões internas da câmara de combustão nos pontos C e D, respectivamene t PC e PD, é expressa por \frac{P_C}{P_D} = 8^{1+\frac{R}{C}}


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2006 / Campus Planaltina


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