Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade de Brasília
Questão 1 de 1
Matéria: Matemática

 

Um conhecido programa de política de saúde pública inclui a aplicação do teste do pezinho, que consiste na coleta de sangue no calcanhar de recém-nascidos visando-se à detecção precoce de uma série de erros no metabolismo de uma criança.


Considere que o contorno do calcanhar de um bebê submetido ao teste do pezinho possa ser descrito, conforme mostrado na figura acima, no sistema de coordenadas cartesianas xOy, por uma parábola cujo gráfico contenha os pontos A = (-a, 0), B = (a, 0) e C = (0, a2), em que a > 1, e a unidade de medida nos eixos coordenados é o centímetro. Considere que P = (x0, y0), em que -a < x0 < a, seja um ponto da parábola que é vértice do triângulo APB. Sabendo que a área entre a parábola e o eixo Ox, para !a # x # a, é igual a \frac{4}{3}a^3 cm2, represente por R a região do calcanhar, fora do triângulo APB — região sombreada na figura acima —, que contém possíveis locais de punção para o teste do pezinho.

Com base nessa situação, julgue os próximos itens.

 

Seja qual for a escolha de x0, -a < x0 < a, a área da região R correspondente a essa escolha é superior a \frac{a^3}{4} cm2.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2006 / Campus Planaltina


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Língua Estrangeira

1º Dia - Linguagens e Códigos e Ciências Sociais

2º Dia - Ciências da Natureza e Matemática

2º Dia - Prova de Ciências da Natureza e Matemática

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.