Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade de Brasília
Questão 1 de 1
Assunto: Conjunção

Durante os lazeres burocráticosE, estudou, masE estudou a Pátria, nas suas riquezas naturais, na sua história, na sua geografia, na sua literatura e na sua política. Quaresma sabia as espécies de minerais, vegetais e animais que o Brasil continha; sabia o valor do ouro, dos diamantes exportados por Minas, as guerras holandesas, as batalhas do Paraguai, as nascentes e o curso de todos os rios. Defendia com azedume e paixão a proeminência do Amazonas sobre todos os demais rios do mundo. Para isso ia até ao crime de amputar alguns
quilômetros ao Nilo e era com este rival do “seu” rio que ele mais implicava. Ai de quem o citasse na sua frente! Em geral, calmo e delicado, o major ficava agitado e malcriado, quando se discutia a extensão do Amazonas em face da do Nilo.


Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 25.

A respeito do fragmento de texto acima, da obra de que ele foi reproduzido — Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto — e de aspectos relativos à geografia do Brasil, julgue os itens de 74 a 84.

 

Na linha 1, a conjunção “mas” é empregada para se introduzir uma oposição entre as idéias de estudo e de “lazeres burocráticos”.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2006 / Campus Planaltina


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Língua Estrangeira

1º Dia - Linguagens e Códigos e Ciências Sociais

2º Dia - Ciências da Natureza e Matemática

2º Dia - Prova de Ciências da Natureza e Matemática

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.