Enunciados de questões e informações de concursos
Em seu livro, Imagens da Organização, Morgan introduz o uso de metáforas para entender e tratar os Problemas Organizacionais, descrevendo a Organização como: Máquinas, Organismos, Cérebros, Culturas, Sistemas Políticos, Prisões Psíquicas, Fluxos e Transformação e Instrumentos de Dominação. Considerando as afirmativas a seguir, identifique-as como verdadeiras ou falsas.
( ) Na metáfora da máquina, o conceito de organização é o de uma estrutura estática e fechada, enquanto na metáfora da cultura, o conceito de organização é o de uma entidade viva, em constante mutação, interagindo com seu ambiente na tentativa de satisfazer suas necessidades e adaptar-se a circunstâncias ambientais.
( ) Sob um outro ângulo a organização, de modo similar ao organismo, pode ser vista como um sistema de processamento de informações capaz de aprender a aprender, e através da aprendizagem, num processo que estimule flexibilidade e criatividade, recriar-se. Qualquer movimento no sentido da auto-organização deve ser acompanhado por importantes mudanças de atitudes e valores. Com essa abordagem Morgan nos conduz à metáfora do cérebro, já que é o cérebro que delineia o caráter da organização.
( ) A estratégia empresarial, no entanto, é baseada em interesses, muitas vezes divergentes e desagregadores, daí o uso da metáfora dos sistemas políticos em que pessoas interdependentes com interesses divergentes se unem com o propósito de satisfazer as suas necessidades básicas, desenvolver uma carreira profissional ou de perseguir metas fora de seus trabalhos.
( ) Ao conceber a metáfora da prisão psíquica, Morgan tenta demonstrar como as pessoas podem ficar prisioneiras de ideias, pressupostos falsos, crenças preestabelecidas, regras operacionais sem questionamento que combinados formam pontos de vista muito estreitos do mundo, o que acaba por funcionar como uma resistência inconsciente às mudanças na organização, e eliminando a possibilidade de ações associadas a visões alternativas da realidade.
( ) A organização vista como fluxo e transformação considera que as organizações se transformam em conjunto com seu meio ambiente, levando a compreender que o padrão de organização que se vai revelando com o passar do tempo é evolutivo. Utilizando-se da metáfora do instrumento de dominação, Morgan demonstra que até as formas mais racionais e democráticas de organização podem resultar em modelos de dominação. Uma maior rentabilidade pode significar maior esforço dos funcionários, sem que implique em melhoria salarial. O que é racional sob o ponto de vista da organização pode ser catastrófico na ótica do funcionário.
Marque a opção cuja sequência esteja CORRETA, de cima para baixo.