Enunciados de questões e informações de concursos

Texto: PESQUISADORES ACHAM NANOPLÁSTICOS NA ÁGUA DE GARRAFA; ENTENDA POR QUE ISSO É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO

 

Método inovador permitiu a identificação de quantidades expressivas desses pedaços microscópicos de plástico na água engarrafada

 

As pessoas estão engolindo centenas de milhares de pedaços microscópicos de plástico cada vez que bebem um litro de água engarrafada, segundo cientistas, uma revelação que pode ter implicações profundas para a saúde.

 

Um novo artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences encontrou cerca de 240 mil partículas em um litro médio de água engarrafada, a maioria das quais eram "nanoplásticos" - partículas que medem menos de um micrômetro (menos de um sétimo de largura de um fio de cabelo humano).

 

Nos últimos anos, os cientistas têm procurado por "microplásticos", ou pedaços de que variam de um micrômetro a meio centrímetro de comprimento, e os encontraram em quase todos os lugares. Os minúsculos fragmentos de plástico foram descobertos nas profundezas do oceano, nos recônditos gelados do gelo marinho da Antártica e na placenta humana. Eles saem das máquinas de lavar roupa e se escondem no solo e na vida selvagem. Os microplásticos também estão nos alimentos que ingerimos e na água que bebemos: em 2018, os cientistas descobriram que uma única garrafa de água continha, em média, 325 pedaços de microplásticos.

 

Mas os pesquisadores da Univerdade de Comlumbia agora identificaram a extensão em que os nanoplásticos também representa uma ameaça. "Independetemente do que o microplástico são mais perigosos!, diz Wei Min, professor de química da Columbia e um dos autores do novo artigo.

 

Os cientistas também encontraram microplásticos na água da torneira, mas em quantidades menores.

 

Sherri Mason, professora e diretora de sustentabilidade de Penn State Behrend em Erie Pensilvânia, diz que os materiais plásticos são um pouco como a pele - eles soltam pedaços na água, nos alimentos ou em qualquer substância que estejam trocando.

 

"Sabemos que nossa pele está constantemente se desprendendo", disse ela. "E eles estão se desprendendo constantemente.".

 

Os métodos típicos para encontrar microplásticos não podem ser facilmente aplicados para encontrar partículas ainda menores, mas Min coinventou um método que envolve apontar dois lasers para uma amostra e observar a ressonância de diferentes moléculas. Usando o aprendizado de máquina, o grupo conseguiu identificar sete tipos de moléculas de plástico em uma amostra de três tipos de água engarrafada.

 

Fonte: https://www.estadao.com.br/saude/pesquisadores- acham-nanoplasticos-na-agua-garrafa-entenda-por- que-isso-e-motivo-de-preocupacao/, Excerto. Acesso em 17/01/2024.

 
 

Na palavra NANOPLÁSTICO, elemento destacado é um prefixo que denota a ideia de algo:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.