A adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores é tratada na Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia, que estabelece, entre outros aspectos,
que todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adaptados à natureza do trabalho a ser executado, e o campo de ação motora seja composto em função da média antropométrica da população exposta.
a obrigação das empresas em avaliar o nível de adaptação das condições reais de trabalho às necessidades dos trabalhadores, por meio de realização de exames de natureza psicofisiológica na população considerada.
que a organização do trabalho, para efeitos da norma regulamentadora, deverá levar em consideração, no mínimo, a estrutura hierárquica do ambiente de produção, as liberdades psicomotoras de cada posto ou função, a densidade do tempo e o conteúdo das tarefas.
que os assentos utilizados nos postos de trabalho devem ter altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida, características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento e borda frontal arredondada.