A aplicação dos preceitos da ergonomia na prevenção dos distúrbios musculoesqueléticos associados ao trabalho implica a adoção de medidas como
a consideração, na organização do trabalho, de algumas características psicofisiológicas do trabalhador, como sentir-se incomodado pela indefinição de postura a ser adotada na execução da tarefa e preferir utilizar sistematicamente as mesmas rotinas cognitivas.
a adoção de um ritmo de trabalho cuja cadência permita ao trabalhador gerenciar seu tempo e inserir, de acordo com suas necessidades, pequenas pausas ou movimentos de ginástica compensatória.
a concepção e o aparelhamento de postos de trabalho adequados às características de cada operador e às exigências da atividade executada, de maneira que sejam utilizados sempre o mesmo conjunto muscular do trabalhador na execução da tarefa.
o uso de suporte mecânico para eliminar ou reduzir esforços exigidos para segurar ferramentas e o fornecimento de estações de trabalho ajustáveis pelos usuários que reduzam os esforços e melhorem as posturas.