Enunciados de questões e informações de concursos
Falsos saudáveis
Aliados na luta contra o excesso de calorias e doenças como o diabetes, alimentos diet e light podem ser inimigos na luta contra doenças como a hipertensão. Nesses alimentos, o teor de sódio costuma ser maior que nos similares convencionais, como mostra estudo da nutricionista Waleska Nishida, do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina.
Na pesquisa ― que envolveu o exame do rótulo de 3.449 alimentos industrializados à venda em uma rede de supermercados ―, Nishida comparou o teor de sódio de alimentos convencionais com o de alimentos com isenção ou redução de nutrientes (IR), incluindo-se aqueles com alegação diet e light.
Os resultados são um alerta para os consumidores: o teor de sódio dos alimentos IR foi, em média, 43% maior que o dos similares convencionais. Caldos, pós para refresco, gelatinas, refrigerantes e balas estão entre os alimentos com maior teor de sódio. Já picolés, cereais e mistura para bolo diet ou light têm menos sódio que a versão convencional desses alimentos.
Embora, na maioria das vezes, os alimentos contenham sódio em sua composição natural, muitos recebem acréscimo da substância no processo de fabricação. A adição é feita para realçar o sabor, modificar a textura ou substituir algum ingrediente.
Consumido em excesso, o sódio pode desencadear não só hipertensão, mas também problemas renais, doenças cardiovasculares e até certos tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo máximo de 2 g de sódio por dia, o equivalente a 5 g de sal de cozinha.
Franciele Petry Schramm. In: Ciência Hoje, 21/10/2013 (com adaptações).
Assinale a opção em que a frase apresentada encerra o tema central do texto.