Enunciados de questões e informações de concursos

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Questão 1 de 1
Matéria: Pedagogia
Assunto: Sem classificação

Leia o texto a seguir:

 

O problema, em termos do processo de ensino- -aprendizagem, é que o abandono da diacronia, da ideia de processo, pode transformar o conhecimento histórico numa sabedoria de almanaque mal digerida, em que acontecimentos, instituições e movimentos ocorrem do nada para o nada. Será que é isso o que mais nos interessa com relação à disciplina História? Misturar Galileu e Einstein ou Espártaco e Zumbi como se fossem contemporâneos prontos a dialogar pode desistoricizar suas práticas e formas de pensamento se não estivermos muito atentos.

 

(Jaime Pinsky; Carla Bassanezi Pinsky, “Por uma história prazerosa e consequente”. Em: Leandro Karnal (org.), História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2015. Adaptado)

 

O texto faz uma crítica ao ensino de História que se propõe a trabalhar com



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.