Para fins das normas de auditoria, a materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor:
Dos resultados da amostragem de um procedimento de auditoria em particular, embora isso possa ter um efeito importante em outras áreas da auditoria, como por exemplo, na avaliação do risco de fraude ou da adequação de erros no cálculo da provisão para créditos de liquidação duvidosa.
Superiores às informações obtidas de fonte independente e que podem não ser confiáveis se a fonte não tiver conhecimento ou se for possível que o especialista da administração não tenha objetividade.
Para a determinação da natureza, da época e da extensão dos procedimentos de avaliação de risco, e dos procedimentos de auditoria adicionais, à medida que eles não se relacionam com as divulgações, considerando tanto a ampla gama de informações quanto o nível de detalhes que possam estar incluídos nessas divulgações.
De acordo com uma taxa de desvio da amostra inesperadamente baixa e que pode levar a um aumento no risco identificado de distorção relevante, a menos que sejam obtidas evidências adicionais de auditoria que comprovem a avaliação inicial.