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O artigo 29 da LDBEN no 9.394/96 prescreve que “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Oliveira (2002) observa que o cumprimento dessa determinação, por meio de uma proposta pedagógica para creches e pré-escolas, envolve levar em conta pesquisas sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil para poder organizar as condições adequadas para isso. Nesse sentido, a obra Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil, de Izabel Galvão (1986), traz a psicogenética desse pesquisador, a qual enfoca o ser humano numa perspectiva global, agrupando campos que abrigam a diversidade das funções psíquicas: a afetividade, o ato motor, a inteligência, inicialmente como uma massa difusa, mas que, aos poucos, vão se diferenciando entre eles e também internamente.

 

De acordo com a teoria de Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento, a criança vai distinguindo sua personalidade da personalidade do outro, vai construindo sua identidade pessoal e social, “num processo que



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