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De acordo com o documento oficial Base Nacional Comum Curricular, BNCC, “a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada”. Ao “acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas”, as creches e as pré- -escolas têm o objetivo de “ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens”. A BNCC ressalta que a instituição precisa “conhecer e trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza / diversidade cultural das famílias e da comunidade” e apoia essa recomendação citando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Resolução CNE/CEB no 5/2009, que definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra,



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