Enunciados de questões e informações de concursos

M. Isabel E. Bujes (in Craidy. & Kaercher, 2001), em artigo intitulado: “Escola Infantil, pra que te quero?” analisa “que as creches e pré-escolas surgiram a partir de mudanças econômicas, políticas e sociais que ocorreram na sociedade”, “mas, também, por razões que se identificam com um conjunto de ideias novas sobre a infância, sobre o papel da criança na sociedade e de como torná-la, através da educação, um indivíduo produtivo e ajustado às exigências desse conjunto social”. A autora argumenta que “a educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: educar e cuidar”, e que “cuidar tem significado, na maioria das vezes, realizar atividades voltadas para os cuidados primários: higiene, sono, alimentação”. Entretanto, ela afirma que a sociedade “tem a obrigação de prover ambientes acolhedores, seguros, alegres, instigadores, com adultos bem preparados, organizados para oferecer experiências desafiadoras e aprendizagens adequadas às crianças de cada idade”. A autora defende que essas experiências façam parte de um “projeto educativo para a criança pequena”, o qual as considere como “sujeitos que vivem um momento em que predominam o sonho, a fantasia, a afetividade, a brincadeira, as manifestações de caráter subjetivo” e o qual permita à escola exercer sua função social de fazer as crianças participarem “de uma experiência cultural que é própria de seu grupo social” e que as constitua como



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.