Enunciados de questões e informações de concursos

“A voz humana, em conexão com o ouvido, deve fornecer os referenciais para as discussões sobre o ambiente acústico saudável à vida.” (R. Murray Schafer)

 

Os Currículos de Arte do Estado de São Paulo mencionam a “coleta sensorial” como uma experiência que deve ser proporcionada aos alunos durante as aulas.

 

A esse respeito, analise as propostas de atividades a seguir.

 

I. Estimular as crianças a lembrarem dos sons ouvidos em outros ambientes e espaços.

 

II. Promover “expedições” pelos vários espaços da escola, com o fim de, por meio da escuta reflexiva e do registro (desenhos, gravações, etc.) dos sons de cada ambiente, confeccionar um “mapa sonoro” do cotidiano escolar.

 

III. Pesquisar e experimentar recursos e possibilidades da voz para produzir sons diversos e inusitados como, por exemplo, imitar sons da natureza, dos animais, de máquinas, de objetos e dos instrumentos musicais.

 

A(s) atividade(s) que melhor contempla(m) o pressuposto da “coleta sensorial”, em concordância com o pensamento de R. Murray Schafer é (são):



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.