Enunciados de questões e informações de concursos

O vento solar é uma emissão contínua, em todas as direções, de partículas carregadas que têm origem na coroa solar. As partículas emitidas podem ser elétrons, prótons ou neutrinos. A velocidade dessas partículas varia entre 400 km/s e 800 km/s.


Essa emissão contínua gera uma distribuição de íons, prótons e elétrons em todo o espaço do sistema solar. Esse plasma de partículas carregadas é comumente denominado mar de prótons, ou mar de elétrons. Ao se aproximarem da Terra, esses íons sofrem alterações em suas trajetórias devido à presença do campo magnético terrestre. Na região do espaço que circunda a Terra, a densidade desse plasma é de aproximadamente 10 partículas por centímetro cúbico. O bombardeamento da atmosfera terrestre pelo vento solar tem efeitos profundos, uma vez que as partículas e a radiação solar interagem com os gases presentes na atmosfera, tais como H2, N2, O2, CO2, CO, NO2, N2O, SO2.

planeta

distância média do Sol, em 106 km

Mercúrio

57,9

Vênus

108
Terra

150

Marte

228

Júpiter

778

Saturno

1.430

Urano

2.870

Netuno

4.500

Plutão

5.900
 

Tendo como referência o texto e os dados na tabela acima, julgue o item.

 

Se o vento solar for constituído por uma emissão isotrópica de prótons a uma taxa constante, então a radiação recebida pela Terra em julho será igual à que ela recebe em janeiro.


Outras questões do mesmo concurso: UnB / Vest (UnB) / 2012 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova Objetiva - Parte I

1º Dia - Prova Objetiva - Parte II

2º Dia - Prova Objetiva - Parte III

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.