Enunciados de questões e informações de concursos

GELEIRAS ARTIFICIAIS ARMAZENAM ÁGUA E IMPACTAM CLIMA NO CHILE

 

Startup apoiada pela Coca-Cola Foundation cria solução para escassez de água provocada pelo degelo acelerado nos Andes

 

Rodrigo Brito (18.set.2023)

 

Head de sustentabilidade da Coca-Cola para o Brasil e Cone Sul, é cofundador e conselheiro da Emerge e da Aliança Empreendedora e integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais

 

Inovações tecnológicas podem ajudar a resolver desafios relacionados à água, energia, clima e sustentabilidade. Uma dessas soluções vem das cordilheiras do Chile, onde a startup Nilus construiu quatro “geleiras artificiais”.

 

Com o apoio da The Coca-Cola Company e The Coca-Cola Foundation, essas geleiras utilizam a gravidade para criar cones de gelo que reduzem a velocidade de derretimento, aumentando a disponibilidade de água durante os períodos de seca.

 

O degelo nas geleiras andinas, responsáveis pelo abastecimento de 7 milhões de pessoas na cidade de Santiago, é um problema crescente. [...]

 

Previsões apontam que muitas dessas geleiras podem desaparecer nas próximas décadas, o que seria um desastre ecológico, econômico e social para o Chile.

 

Para enfrentar esse desafio, a Nilus desenvolveu soluções capazes de reverter ou retardar o processo de degelo. Utilizando natureza e alta tecnologia, as geleiras artificiais buscam restaurar os ecossistemas das Cordilheiras dos Andes, aumentando a disponibilidade de água e atenuando os efeitos climáticos. [...]

 

Com potencial de serem replicadas futuramente, as geleiras artificiais integram natureza e alta tecnologia na missão de restaurar os ecossistemas de cordilheiras como a dos Andes. A tecnologia remodela o ciclo sazonal da água para aumentar sua disponibilidade, além de mitigar os efeitos climáticos por guardar e manter a água que alimentará rios, plantações, comunidades e paisagens.

 

A água é um item de suma importância em nossa estratégia de sustentabilidade global. Desde 2007 contamos com um compromisso global com metas claras, investimentos e iniciativas em três pilares de atuação.

 

O primeiro é a eficiência hídrica nas operações por meio de redução de desperdícios, melhores processos e uso regenerativo da água. Depois, a reposição hídrica com projetos, parcerias e soluções que contribuem para reabastecer bacias hidrográficas onde operamos por meio de programas de conservação, proteção e reflorestamento de florestas e áreas naturais. E, por último, programas e projetos que contribuem para ampliar o acesso e tratamento de água a comunidades rurais, ribeirinhas, isoladas e/ou de baixa renda. [...]

 

A inovação tem sido um componente fundamental para a Coca-Cola ao longo dos seus 137 anos e apoiar iniciativas como a da Nilus nos permite continuar a fazer a diferença.

 

Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/papo-de-responsa/2023/09/geleiras-artificiais-armazenam-agua-e-impactam-clima-no-chile.shtml. Acesso em: 05 fev. 2024.

 

Assinale a alternativa que NÃO analisa corretamente os elementos coesivos empregados no oitavo parágrafo do texto.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.