Enunciados de questões e informações de concursos
Considere o relato a seguir.
(1) É 19 de julho de 1969. Após 75 horas e meia de viagem e quatro dias no espaço, a missão Apollo 11 entra em sua fase decisiva. Desde que passou a ser atraída pela Lua, a nave aumentou tremendamente sua velocidade. Da mesma forma que acontece na Terra, para que um satélite entre em órbita é preciso manter um ponto de equilíbrio, caso contrário o satélite cairá na superfície da lua.
(2) Para manter a Apollo 11 a 112 quilômetros de altitude, sua velocidade orbital precisa ser de 5 800 km/h, mas, como a nave está muito mais rápida que isso, será necessário reduzir fortemente sua velocidade para que entre na órbita lunar. Para frear a Apollo 11, os astronautas realizam a primeira manobra nas imediações da Lua e corrigem a posição da nave de modo que o tubo de escape do Módulo de Serviço seja apontado para a frente da trajetória, invertendo a linha de empuxo. Ajustada a posição, a ignição do motor ocorre e, durante seis minutos, o poderoso jato reduz a velocidade da Apollo 11 de 8 300 km/h para 3 200 km/h.
Quatro horas depois, uma nova manobra corrige o achatamento da órbita e confere ao conjunto a órbita circular definitiva de 112 quilômetros de altitude.
(http://www.apolo11.com/. Acesso em 28.01.2018. Adaptado)
No relato, podem ser verificados exemplos de dois fenômenos físicos, identificados pelos textos indicados pelos números 1 e 2, que representam, respectivamente, a