Enunciados de questões e informações de concursos

A maior riqueza é o conhecimento

 

Tecnologia, globalização e desregulamentação estão fazendo a economia acelerar-se de forma espetacular. Ainda não alcançamos os ganhos de produtividade obtidos na Revolução Industrial, mas há que se lembrar que esses ganhos ocorreram em um período de mais de cem anos. Há fortes indícios de que a revolução atual vá repetir e até ultrapassar o sucesso do século passado. Em 1979, um operário da Fiat produzia nove carros no mesmo tempo em que hoje são produzidos 69. Um prédio moderno, projetado com o auxílio do computador, pode passar do planejamento às obras em dois ou três meses, um terço do tempo do começo da década.

Evoluções assim tão rápidas não ocorrem só pelo ganho de eficiência. Elas ocorrem principalmente pela mudança de processos, pela invenção de novos modos de se fazer as coisas. Isso quer dizer que o maior prêmio da Nova Economia está nas idéias, no conhecimento, na inteligência. "Se tivéssemos sabido onde olhar, mesmo nos anos 50 poderíamos ter visto a mudança de valor do capital para o conhecimento", diz o ex-executivo da Shell Arie de Geus, no livro A Empresa Viva. Já naquela época, as empresas pobres de bens e ricas de cérehros começaram a ser valorizadas: as agências de publicidade, as consultorias, as firmas de auditoria. Hoje, isso pode ser visto com muito mais força pela cotação em bolsa de empresas como a Microsoft ou a Amazon.com.

Nesse mundo em que a nova riqueza é o conhecimento, capital e trabalho passam a ser menos antagônicos e mais parecidos em seu funcionamento. Capital é cada vez mais o capital intelectual, capital de relacionamentos, capital de marca. E trabalho é cada vez mais a capacidade de gerar e gerir idéias, de conectar-se a outros profissionais e a clientes.

 

Idem ibidem p-44 (com adaptações)

 

A sintaxe da oração e do período, combinada com o correto emprego das demais normas gramaticais, constitui requisito imprescindível de adequação do discurso ou do texto escrito. Considerando esses aspectos, julgue o item seguinte, relativo ao texto

Nas linhas (9 e 10) a preposição "de" poderia ser substituída por em, nas quatro ocorrências, sem que houvesse prejuízo à coesão textual ou infringência às, normas gramaticais.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.