Enunciados de questões e informações de concursos
O mundo está mais instável
Dê uma volta no seu quarteirão. Quantas lojas estão funcionando há mais de dez anos? Quantas mudaram de nome, de dono, de ramo? Isso não acontece apenas no seu quarteirão. O consultor americano Richard Foster, da Mckinsey, fez um estudo de 208 empresas durante 18 anos. Apenas três sobreviveram por todo esse tempo. Das 500 maiores empresas dos Estados Unidos em 1970, um terço já não existia em 1983, segundo uma pesquisa da Shell. O tempo de vida médio de uma empresa de qualquer tamanho, no Japão e na Europa, é de 12,5 anos, segundo um estudo do Stratix Group, da Holanda.
Por que o mundo dos negócios é assim tão instável? Porque o mundo é assim. Ou, pelo menos, ficou assim nos últimos tempos. Metade dos casamentos tennina em divórcio na Inglaterra e nos Estados Unidos (no Brasil, um em cada quatro casais se divorcia). Na Suécia, 25% das crianças nascem de mães solteiras. Nos Estados Unidos, 42 milhões de pessoas mudam de casa a cada ano.
Por que tanta instabilidade, justamente agora? Uma forma de responder à questão é a do paleontólogo Stephen J. Gould, um estudioso da evolução. Para ele, a história da vida é uma série de situações estáveis, pontuadas por eventos raros que transformam tudo e ajudam a estabelecer a próxima era estável, em um novo patamar. Foi assim, por exemplo, com a extinção dos dinossauros.
Segundo Gould, o final do século XX é um desses raros eventos que tudo transformam. A revolução da informática e a revolução da biotecnologia, que está vindo em seguida, devem provocar muito mais mudanças do que a Revolução Industrial causou no século passado. Só para se ter uma idéia, a Revolução Industrial fez o preço do algodão cair 85% entre 1780 e 1850. Com a revolução atual, essa mesma redução de 85% aconteceu no preço dos semi condutores em apenas três anos, entre 1959 e 1962.
Há pelo menos três bons motivos para a aceleração das mudanças. O primeiro é a evolução tecnológica. Os outros dois são a globalização e a desregulamentação (caracterizada pela privatização e pela descentralização). O diálogo entre setores diferentes e países diferentes faz que muito mais experiências sejam compartilhadas. Enfim, o mundo está ficando menor, mais misturado e mais eficiente. O maior exemplo desse processo é a Internet. um espaço virtual em que a tecnologia se encontra com a globalização de forma quase absoluta.
David Cohen In VOCÊ s.a 2/2/2000 p. 43-4 (com adaptações)
Na produção e na leitura de textos, é necessário considerar a escolha vocabular, a tipologia textual e as estruturas morfossintáticas, entre outros aspectos. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir, relativo ao texto.
No segundo parágrafo, o vocábulo "mundo" está empregado em duas acepções diferentes, sendo que a segunda serve para expandir e generalizar a primeira.