Enunciados de questões e informações de concursos
Para responder a esta questão, analise o quadro a seguir, extraído de ZABALA (1998, p. 196):
PROCESSO INDIVIDUAL
ENSINO/APRENDIZAGEM |
Sujeito | Aluno/a | Professor/a |
Objeto | Processo aprendizagem | Processo ensino | |
PROCESSO GRUPAL
ENSINO/APRENDIZAGEM |
Sujeito | Grupo/classe | Equipe docente |
Objeto | Processo aprendizagem | Processo ensino |
Com base no quadro acima, é correto afirmar que:
I. é possível ver que as intervenções educativas na aula se articulam em torno de alguns processos de ensino e de aprendizagem que podem ser analisados desde diferentes pontos de vista.
II. embora o ensino e a aprendizagem se encontrem estreitamente ligados e façam parte de uma mesma unidade dentro da aula, podem-se distinguir claramente dois processos avaliáveis: como o aluno aprende e como o professor ou professora ensina.
III. pode-se inferir que há dois sujeitos da avaliação ou uma dupla dimensão, aplicável da mesma forma ao processo que todo o grupo/classe segue.
IV. ao se tratar de avaliação na aula, pode-se aludir particularmente a um dos componentes do processo de ensino e de aprendizagem, como também a todo o processo em sua globalidade.
V. pode-se inferir que não há distinções entre pontos de vista, sujeitos, objetos de ensino e aprendizagem, visto que se trata de uma única dimensão na qual não existem particularidades, pois o único sujeito que interessa na avaliação é o aluno, nas suas aprendizagens realizadas de acordo com certos objetivos mínimos para todos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):