Para atuar no meio rural catarinense, levando em conta a cultura (modos de vida, valores) de cada região, é preciso conhecer o processo de ocupação do seu território. Assinale a alternativa correta.
A ocupação do Planalto (Campos de Lages, Campos de Curitibanos e Planalto de Canoinhas) ocorre no início do século XX e está ligada aos “caminhos das tropas” e à integração nacional decorrente da economia da mineração.
Ela foi marcada pelas empresas colonizadoras, que tinham como instrumento de receita e lucro a venda de terras a “colonos”; o tamanho dos lotes – ou “colônias” – era estabelecido a partir de estudos com embasamento científico e econômico que consideravam as condições naturais.
Os sistemas de policultura com criação de pequenos animais logo deixaram de ser adotados pelos “colonos” europeus, que optaram por uma especialização e pelo abandono das atividades voltadas ao auto-consumo.
Os componentes dos fluxos de migração que chegaram ao Meio-oeste e ao Extremo-oeste, entre 1920 e 1960, são as populações das “colônias” situadas ao Noroeste do Rio Grande do Sul, basicamente de origem italiana e alemã.