Em “Sobre o início do tratamento (novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I”, Freud (1969) afirma que, EXCETO:
Freud propõe-se a aceitar apenas provisoriamente um paciente, por um período de uma ou duas semanas, quando do início do tratamento, pois, se o mesmo for interrompido, o paciente não fica com a impressão aflitiva de uma tentativa de cura que falhou.
Dificuldades especiais surgem quando o analista e seu novo paciente, ou suas famílias, acham-se em termos de amizade ou têm laços sociais um com o outro.
Tanto o público leigo quanto os médicos – ainda prontos a confundir a psicanálise com o tratamento por sugestão – estão certos em atribuir grande importância às expectativas que o paciente traz para o novo tratamento, e essa atitude por parte do paciente, na realidade, tem muita importância para o tratamento.
Pontos de importância, no início do tratamento, são os acordos quanto a tempo e a dinheiro.