Enunciados de questões e informações de concursos

Fazer atividade física pode ser um 'remédio' contra a

depressão

 

     Segundo o psiquiatra Daniel Barros, não é apenas a depressão que pode melhorar com a atividade física, mas também outros transtornos mentais, como a síndrome do pânico e a ansiedade, por exemplo.

 

     Isso acontece porque, durante o exercício, o organismo libera endorfina e serotonina, que são neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar. Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, no entanto, é importante ter regularidade no exercício físico – caminhar 30 minutos, 3 vezes por semana, já pode ajudar. Além disso, é preciso manter a frequência cardíaca em 75% de sua intensidade máxima (para calcular isso, é só fazer a conta: (220 batimentos cardíacos por minuto – sua idade) X 0,75).

 

     Além de ajudar a tratar, o exercício pode ainda prevenir a depressão – estudos mostram que o ganho de massa muscular leva ao aumento de uma proteína que consegue "transformar" o estresse em bem-estar. Vale ressaltar, no entanto, que a atividade física é apenas parte de um tratamento multidisciplinar contra a doença, feito também com medicamentos e terapias. No entanto, cada caso é um caso e só quem vai orientar o tratamento adequado é o médico, como alertou o psiquiatra Daniel Barros.

 

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/fazer-atividade-fisica-pode-ser-um-dosremedios- contra-depressao.html>. Acesso em: 20 nov. 2016 (adaptado).

 

As expressões destacadas no texto, empregadas para articular ou encabeçar as orações dos períodos, apresentam, respectivamente, relação semântica, adequada ao contexto, de



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.