Enunciados de questões e informações de concursos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Considere o excerto a seguir:

 

A concepção de sociedade, a partir da qual esse ensino de língua foi proposto, anunciava a condição de subordinação das classes populares às classes dominantes. Parte desta proposta pedagógica envolvia estigmatizar as(os) estudantes das camadas mais populares, desqualificando os seus dialetos, os seus registros linguísticos, e apresentando o Português como uma língua dominada apenas por um grupo seleto. Também é importante relacionar essa concepção de ensino de língua com a nossa herança colonial. Sendo o Brasil um país de base histórica escravocrata e racista, muitas das teorias produzidas para pensar a educação brasileira, bem como o ensino de línguas, eram reproduções de ideias europeias que partiam da compreensão de que os grupos sociais miscigenados eram considerados incapazes (Patto, 2015).

 

A construção textual do excerto, considerando o cotexto em que ele foi inserido, orienta-se para


Outras questões do mesmo concurso: IF RN / PEBTT (IF RN) / 2025 / Língua Portuguesa e Literatura Brasileira


Questões comentadas
Questões sem comentário
1ª Fase - Prova Escrita Objetiva

1ª Fase - Prova Escrita Objetiva - Conhecimentos Específicos

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.