Quanto aos Fundamentos Históricos e Filosóficos da educação, assinale a alternativa correta.
Na pedagogia libertária, a abordagem dos conteúdos escolares é fundamental, desde que a escola tenha uma autogestão pedagógica, que se contraponha às práticas burocráticas do Estado. Assim como na pedagogia libertadora, há nessa perspectiva a valorização do grupo, das experiências de vida, o que implica uma ação educacional que não se faz impositiva, autoritária. Para tanto, a relação professor–aluno não se pauta em uma intervenção diretiva do professor, cabendo ao primeiro a posição de orientar o grupo de maneira que haja reflexão.
A pedagogia libertadora valoriza a experiência do sujeito, considerando como significativos os processos grupais de aprendizagem, que permitem as trocas, discussões, participações. Diante disso, os conteúdos de ensino, considerados formais, são tomados como a força motriz das práticas pedagógicas, razão pela qual essa pedagogia também é conhecida como educação popular não formal.
Na tendência tecnicista, a educação está subordinada à sociedade, voltando-se, prioritariamente, à preparação de ‘recursos humanos’. A ênfase dessa pedagogia está na tecnologia, sendo a educação compreendida como um recurso tecnológico. A função da escola volta-se à modelagem do comportamento humano, a partir de técnicas e procedimentos específicos, que possibilitam a organização dos processos de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos por parte dos alunos, treinando-os, assim, para o ajustamento às metas sociais, econômicas e políticas da sociedade industrial e tecnológica.
Na pedagogia crítico-social, os conteúdos ocupam posição secundária, sendo que essa transmissão não se dá de maneira desvinculada à realidade do sujeito. As trocas entre professor e aluno são fundamentais para que este se prepare para a vida e tenha condições de transformar a realidade. Entende-se, assim, que a escola funciona com foco no universo dos estudantes, e por sua assimilação ativa e concreta (inserida num contexto de relações sociais).