Inspirados(as) por ações de artistas, um grupo de pesquisadores(as) realizaram uma pesquisa para avaliar a “desigual distribuição e representatividade entre artistas homens e mulheres”.
(STEIN; BUENO; GONCALVES; RAMOS, 2022) em alguns livros didáticos utilizados no Ensino Médio. STEIN, Vinícius; BUENO, Z. P.; GONCALVES, J. R.; RAMOS, R. M.. Onde estão as artistas mulheres? Uma busca em livros didáticos para o Ensino Médio. In: João Paulo Baliscei. (Org.). É de menina ou menino? Imagens de Gêneros, Sexualidades e Educação. 1ed.Curitiba: Bagai, 2022, v. 1, p. 1-259.
Tendo como uma de suas frentes de atuação profissional a sala de aula(...) acreditamos que “o ensino formal pode ser não apenas espaço para a replicação de discursos oficiais, mas também campo de reação à excessiva normatividade encontrada em currículos acadêmicos”.
CARVALHO, A., Moreschi, B., & Pereira, G. A História da arte: desconstruções da narrativa oficial da Arte. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, 2019(8), 23-46.
Para a história da arte nada há de mais natural do que traçar paralelos entre movimentos culturais e períodos estilísticos [...]. Sabe-se que um dos motivos preferidos pela pintura barroca consiste em intensificar o movimento em direção à profundidade, através da representação de um primeiro plano de proporções “exageradas” [...]. No decorrer dos tempos, a arte certamente exprimiu conteúdos dos mais diversos.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2015 p. 12, 282, 313