John Dewey (1859 –1952) é reconhecido como um grande educador nos Estados Unidos. Experiência e atividade constituem as principais bases de suas teorias, as quais se aplicam ao trabalho em grupo assim como a cooperação, ferramentas que devem também contemplar de modo satisfatório o processo de aprendizagem. Segundo Jaime Cordeiro: “Trata-se de uma pedagogia profundamente comprometida com a prática social e com o oferecimento de oportunidades iguais para os indivíduos, base para a construção e continuidade de uma sociedade democrática. Em termos didáticos, as experiências de ensino fundamentadas nas proposições de Dewey procuraram romper com a ordenação clássica dos conteúdos. Na medida em que a educação deve partir dos interesses verdadeiros das crianças, torna-se necessário romper ou pelo menos atenuar as barreiras entre as disciplinas e propor o ensino por projetos ou temas mais amplos, em que se propicie uma reconstrução ativa da experiência.
COLA, César PEREIRA; SANMARTIN, Stela MARIS. Didática do ensino da arte. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016, P.34.