Enunciados de questões e informações de concursos

Texto 1

 

Por que nós temos pesadelos? “Essa é uma questão que ainda faz a ciência perder o sono – não há um consenso entre os pesquisadores.

 

Mas uma explicação recente, e intrigante, é esta: pesadelos são um treino do seu cérebro para enfrentar situações de estresse ou pavor na vida real. Um estudo suíço, de 2019, mostrou que experimentar medo em sonhos está associado a respostas mais adaptadas a sinais ameaçadores durante a vigília (o período em que você está acordado). Os pesquisadores fizeram testes em 89 voluntários e chegaram a uma conclusão surpreendente: aqueles que relataram mais medo em pesadelos costumavam acordar mais ‘valentes’.

 

Pois é. Em exames com ressonância magnética, esses participantes apresentaram respostas emocionais mais brandas na ínsula, amígdala e córtex cingulado médio (áreas do cérebro associadas às emoções) quando expostos a imagens amedrontadoras.”

 

(Maria Clara Rossini. Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/ por-que-nos-temos-pesadelos. Acesso em: 01/04/2022)

 

“Essa é uma questão que ainda faz a ciência perder o sono – não há um consenso entre os pesquisadores.”


Essa passagem, retirada do primeiro parágrafo do texto 1, contém duas partes: uma antes do travessão e uma após o travessão.


Em relação à primeira parte, a segunda parte veicula ideia de:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.