Enunciados de questões e informações de concursos

Texto 2

 

O conhecimento

 

Diante da natureza, o homem – animal racional – não age como os animais inferiores. Estes apenas esforçam-se pela vida. O homem, além disso, esforça-se por entender a natureza e, embora sua inteligência seja dotada de limitações, tenta sempre dominar a realidade, agir sobre ela para torná-la mais adequada às suas próprias necessidades. E, à medida que a domina e transforma, também amplia ou desenvolve suas próprias necessidades.

 

Esse processo permanente de acúmulo de conhecimentos sobre a natureza e de ações racionais capazes de transformá-la compõe o universo de ideias que hoje denominamos “Ciência”.

 

Ciência é, pois, o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Por meio da investigação científica o homem reconstitui artificialmente o universo real em sua própria mente. Mas essa reconstituição ainda não é definitiva. A descoberta e a compreensão de fatos quase sempre levam à necessidade de descobrir e compreender novos fatos. E como o resultado das investigações depende dos conhecimentos já adquiridos e de instrumentos capazes de aprofundar a observação, a Ciência está sempre limitada às condições de sua época.

 

O que era conhecimento verdadeiro para o sábio da Antiguidade já não o era para o cientista do Renascimento; e o que foi verdadeiro para o cientista do século XVIII pode já não o ser para o cientista dos nossos dias. Assim diz-se também que a ciência é falível, ou seja, pode ser exata apenas para determinado período. O conceito científico que o homem tem do mundo é cada vez mais amplo, mais profundo, mais detalhado e mais exato. Mas está ainda muito longe de ser completo. Assim, considerando-se o desenvolvimento histórico da ciência, é lógico pressupor que o cientista do final do século XXI disporá de conhecimentos muito mais desenvolvidos e exatos do que os de hoje.

 

Afinal, o que é conhecer?

 

Em linhas gerais, conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto que passa a ser conhecido. No processo de conhecimento, quem conhece acaba por, de certo modo, apropriar-se do objeto que conheceu. De certa forma “engole” o objeto que conheceu. Ou seja, transforma em conceito esse objeto, reconstitui-o na sua mente.

 

O conceito, no entanto, não é o objeto real, não é a realidade, mas apenas uma forma de conhecer (ou conceber, ou conceituar) a realidade. O objeto real continua existindo como tal, independentemente do fato de o conhecermos ou não.

 

(Galliano. O método científico: teoria e prática. Editora Harper& Row do Brasil Ltda. São Paulo: 1979. p. 16-17.)

 

Abaixo você encontrará quatro afirmações, três das quais estão implícitas no texto. Assinale a única ideia que está explicitada no texto.


Outras questões do mesmo concurso: UECE / Vest (UECE) / 2015


Questões comentadas
Questões sem comentário
1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Biologia)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Espanhol)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Francês)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Inglês)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Matemática)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Português)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova III (Física)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova III (Geografia)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova IV (História)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova IV (Química)

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.