Enunciados de questões e informações de concursos
O Ácido desoxirribonucléico é um longo polímero, formado por unidades repetidas, chamadas nucleotídeos. A cadeia de DNA tem 2,2 a 2,4 nanômetros de largura, e um nucleotídeo possui aproximadamente 0,33 nanômetros de comprimento. Embora os monômeros (nucleotídeos) que constituem o DNA sejam muito pequenos, polímeros de ADN podem ser moléculas enormes, com milhões de nucleotídeos. Por exemplo, o maior cromossomo humano (cromossomo 1), possui 220 milhões de pares de bases de comprimento.
Sobre o ADN e sua estrutura são feitas as seguintes afirmativas:
I - A dupla hélice do ADN é estabilizada por pontes de hidrogênio entre as bases presas às duas fitas. As quatro bases encontradas no ADN são a adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). Estas quatro bases ligam-se entre si, formando pares. A adenina e a guanina são chamadas de pirimidinas e se unem às bases chamadas de purinas, a citosina e a timina.
II - Os dois tipos de pares de base formam diferentes números de pontes de hidrogênio: AT forma duas pontes de hidrogênio, enquanto que GC forma três pontes de hidrogênio.
III - Os nucleotídeos estão presentes em ambas as fitas da dupla hélice, unidos com nucleotídeos da mesma fita por ligações fosfodiéster e à fita complementar através de pontes de hidrogênio, formadas pelas suas bases. Em geral, uma base ligada a um açúcar é chamada nucleosídeo e uma base ligada a um açúcar e um ou mais fosfatos, é chamada nucleotídeo. Portanto, o ADN pode ser referido como sendo um polinucleotídeo.
IV - As fitas de DNA podem aparecer sob a forma de cromossomos, quando a célula está em metáfase, e como cromatina, quando a célula esta em interfase.
É (são) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s):