Enunciados de questões e informações de concursos
Os alimentos de que depende o organismo, à exceção de pequenas quantidades de substâncias, como vitaminas e sais minerais, podem ser classificadas em carboidratos, proteínas e gorduras. Todavia, estes geralmente não podem ser absorvidos em suas formas naturais através da mucosa gastrointestinal e, por este motivo, são inúteis como nutrientes, se não forem submetidos à ação de enzimas digestivas.
Sobre a ação das enzimas digestivas, são apresentadas as seguintes afirmativas:
I - Quando os carboidratos são digeridos a monossacarídeos, enzimas específicas recolocam íons hidrogênio e hidroxila nos polissacarídeos, separando assim os monossacarídeos uns dos outros. Este processo é conhecido como hidrólise.
II – A grande maioria das gorduras da dieta consiste em triglicérides, que são formados por três moléculas de ácido graxo, condensados em uma única molécula de glicerol. Para digestão destes compostos, o fígado produz a bile, que tem como principal função desmanchar as gorduras para serem digeridas pelas enzimas produzidas pelo pâncreas e intestino.
III – A ptialina é a enzima péptica mais importante do estômago, sendo mais ativa quando o pH varia de 2 a 3, e totalmente inativa em pH acima de 5.
IV - As proteínas são formadas por aminoácidos, unidos entre si por ligações peptídicas, dessa forma estes compostos não podem sofrer hidrólise, sofrendo então a ação de enzimas proteolíticas.
São verdadeiras as afirmativas: