Enunciados de questões e informações de concursos

A CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), também conhecida por Convenção de Washington, é um acordo multilateral assinado em Washington, EUA, em 3 de Março de 1973, que agrupa um grande número de Estados. Este acordo tem como objetivo assegurar que o comércio de animais e plantas selvagens, e produtos deles derivados, não ponha em risco a sobrevivência das espécies, nem constitua um perigo para a manutenção da biodiversidade.

Sobre este tema são apresentadas as seguintes afirmativas:

 

I - A lista da fauna brasileira ameaçada de extinção, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2003, trouxe uma alegre constatação: diminuição do número de animais ameaçados de extinção. Na lista anterior, de 1989, haviam sido registradas 395 espécies e, na nova listagem, este número baixou para 281. Isso significa que, dos 3.131 animais mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres da fauna brasileira, excluindo-se os peixes e invertebrados marinhos, 8,5% correm o risco de serem completamente extintos da natureza.

 

II - A categoria “em perigo (EN)”, é composta por espécies que sofrem um risco muito elevado de extinção na natureza, enquanto que as chamadas “Dependente de medidas de conservação (LR/cd)” merecem realce para um continuado programa de conservação, específico, podendo tratar-se de determinado táxon ou habitat. A cessação desse programa poderá levar a que o táxon seja qualificado como “vulnerável” ou “em perigo”, num período de cinco anos.

 

III - Fazem parte da Lista Vermelha brasileira, organismos como: o tatu-canastra (Priodontes maximus), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e a jararaca de Alcatrazes (Bothrops alcatraz).

 

IV - Com a redução no número de espécies entre as listas de 1989 e 2003, várias espécies perderam seus “status” de ameaçadas e foram retiradas da Lista Vermelha do Brasil e, entre elas, destacam-se: o gatodo- mato (Leopardus tigrinus) e a suçuarana (Puma concolor greeni).

 

São verdadeiras as afirmativas:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.